Resenha: Capitão América O Primeiro Vingador

  • Título Original: Captain America: The First Avenger 
  • Direção: Joe Johnston 
  • Gênero: Ficção, Aventura e Ficção Científica 
  • Duração: 2h04min 
  • Distribuidora: Paramount Pictures 
  • Estreia: 29 de julho de 2011 




  • Olá Acciers,

    Hoje trago a primeira resenha da coluna Animes, Séries e Filmes. Como prometi no outro post (clique aqui) vou trazer a ordem certa para vocês assistirem aos filmes da Marvel. Então se você quer começar a adentrar o mundo dos super-heróis, mas não sabe por onde começar, se liga aqui no blog.

    O primeiro filme que você deve assistir é Capitão América: O Primeiro Vingador



    Em Capitão América: O Primeiro Vingador é contada a história da origem do Capitão América, que se passa nos anos 40. A caracterização das roupas e cenários é muito boa, e as cores que o filme traz contribuem com a sensação de antiguidade.

    O início do filme mostra uma busca no meio do gelo, onde é achado o escudo do Capitão. Essa cena na verdade faz parte do final, e depois dela é que é contada a história do começo.

    Não espere super-poderes extraordinários como voar, soltar teias ou emitir luz de calor pelos olhos. O Capitão América é um homem comum que tem força sobrenatural e agilidade, mas que ainda assim é vulnerável. 

    Mas quem está por trás do Capitão América?

    Steve Rogers era um cara franzino, magricela que queria a todo custo ajudar os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Ele se alista no Exército, mas é recusado inúmeras vezes pela sua frágil saúde. Então ele se voluntaria como cobaia num teste de um soro que transformaria as pessoas em super-soldados. O teste é um sucesso e ele vira o Capitão América. Mas o cientista que cria a fórmula do soro é assassinado, então o Capitão América é um super-soldado, mas será o único. 

    Ele é colocado num programa de treinamento e depois, recebe sua primeira missão. Com seu conhecimento de batalha e armado com seu indestrutível escudo, fabricado pelas Indústrias Stark, que na época era comandada por Howard Stark, pai de Tony Stark - o Homem de Ferro-,  ele passa a lutar contra o mal.

    O interessante do filme é que ele nos traz uma mensagem: nunca desistir dos nossos sonhos. Nunca desistir dos nossos objetivos. Steve Rogers queria servir ao seu país e mesmo sendo eliminado em cinco exames, ele ainda continuou persistindo e tendo a esperança de que um dia conseguiria chegar lá. E conseguiu.

    O fato do Steve Rogers ter virado  o Capitão América representa toda a voluntariedade, o desejo de lutar pelos EUA, que estava em desvantagem na segunda grande guerra. A Alemanha estava com força total, conquistando território. Inspira-se também em toda a campanha do Tio Sam: EU QUERO VOCÊ PARA O EXÉRCITO DOS ESTADOS UNIDOS!



    Outra coisa interessante no Capitão América é que ele não usa armas, apenas um escudo. Ou seja, até mesmo quando ele está atacando, ele faz isso para se defender. E seus inimigos representam todo esse ideal nazista: Hitler, Caveira Vermelha e Hidra. 

    Uma curiosidade é a primeira edição da revistinha do Capitão América em que ele aparece dando um soco na cara do Hitler. Denota-se a importância desse super-herói como o cara que foi feito para lutar na Segunda Guerra Mundial e para mostrar os ideais americanos na guerra. 



    O filme não tem muita ação, mas o enredo da história é ótimo! Recomendo o filme, é claro. Mas também recomendo as HQs do Capitão América que você pode encontrar na internet disponível para download. Aqui você encontra as edições.







    2 comentários:

    1. Olá Paula,

      Sou fã de super-heróis como você, mas confesso que não li todas as Hqs. Mas a primeira sim, fantástica!
      E concordo contigo, dá pra aprender história de uma maneira divertida :D

      Bjs

      ResponderExcluir
    2. Olá, boa tarde.
      Eu AMO os filmes, HQs e séries da Marvel, e o capitão é sem dúvida um dos meus personagens favoritos (depois do Homem de Ferro, claro).
      Adorei sua resenha e fiquei até com vontade de fazer uma maratona dos filmes mais recentes na ordem agora (porque eu vi tudo fora de ordem XD)

      Beijinhos e boas leituras.
      Isabelle
      http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

      ResponderExcluir